Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Vídeos > VideoSaúde Distribuidora amplia acervo
Início do conteúdo da página

VideoSaúde Distribuidora amplia acervo

Escrito por Xavier | Criado: Terça, 20 Setembro 2016 14:28 | Publicado: Terça, 20 Setembro 2016 14:28 | Última atualização: Terça, 20 Setembro 2016 15:02 | Acessos: 1275

Foram adquiridas duas produções: a série Crianças contra zika e o documentário Zika. Os títulos estão disponíveis no acervo e toda a população pode solicitar cópias.

Para contribuir com informações para o enfrentamento da situação de emergência em saúde pública de importância internacional declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) - provocada pela infecção pelo vírus zika e sua relação com a microcefalia e outras doenças -, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz buscou ampliar o seu acervo audiovisual com produções sobre o tema. 

A série Crianças contra zika reúne seis videoclipes, que falam sobre o vírus da zika e o combate ao Aedes aegypti, produzidos com diferentes técnicas de animação. A trilha sonora é de autoria de músicos brasileiros, com curadoria musical de André Abujamra. Participam Zeca Baleiro, Hélio Ziskind, Arnaldo Antunes, Xis, Marisa Orth e o grupo Palavra Cantada. A série foi criada pelo Ministério da Saúde para mostrar a crianças e adultos como fazer para se proteger do mosquito.

Zika traz uma abordagem delicada e dramática desta epidemia. A diretora do filme, Débora Diniz, conta a história de mulheres do Nordeste do Brasil que tiveram suas vidas impactadas pelo vírus durante a gravidez. Casos de microcefalia, aborto e até o relato emocionado da mãe que cedeu os órgãos de seu bebê - morto em consequência da infecção - e ajudou os pesquisadores a comprovar a relação da má formação com a doença.

O tema também foi tratado na aula aberta do Curso de Especialização em Comunicação e Saúde, Comunicação e informação em tempos de zika, e contou com a presença de pesquisadores da Fiocruz. Foram analisados aspectos relacionados à cobertura, produção de informação e circulação de notícias sobre a epidemia de zika, tanto no contexto da grande mídia, quanto da comunicação pública. A aula está disponível no canal da VideoSaúde no Youtube.

*Esta matéria foi originalmente publicada no jornal Linha Direta da Presidência da Fiocruz, edição número 29.

registrado em: ,
Assunto(s): zika
Fim do conteúdo da página