Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Projeto e atividades > Zika, Chikungunya e Dengue são temas do encontro na Fiocruz Manaus
Início do conteúdo da página

Zika, Chikungunya e Dengue são temas do encontro na Fiocruz Manaus

Escrito por Regina Castro | Criado: Terça, 08 Março 2016 12:13 | Publicado: Terça, 08 Março 2016 12:13 | Última atualização: Quarta, 20 Abril 2016 10:29 | Acessos: 2112

Evento será promovido  nesta quarta-feira (9/3) pela  Fiocruz Amazônia e a Vice- presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz) em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Amazonas (SUSAM), Fundação de Vigilância à Saúde (FVS-AM) e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus.

 

 O seminário  Zika, Chikungunya e Dengue: Desafios para o controle e Atenção à Saúde:  Desafios para o controle e Atenção à Saúde  será realizado  no auditório da Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas. Com o objetivo de contribuir com a ampliação de conhecimento sobre as viroses emergentes e buscando o fortalecimento do SUS no enfrentamento dos atuais desafios da vigilância e da atenção à saúde, o  evento -  que  tem como público-alvo os profissionais de saúde e outros envolvidos com a atenção ou controle destas viroses -  vai reunir o secretário-executivo do Ministério da Saúde, José Agenor Álvares da Silva; o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, Valcler Rangel; o vice-presidente de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz, Rodrigo Stabeli; o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), Bernardino Albuquerque; o secretário de Saúde do Estado, Pedro Elias; o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão; o presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-AM), José Bernardes Sobrinho; e o diretor do ILMD/Fiocruz Amazonas, Sérgio Luz.

O encontro  vai reunir ainda palestrantes do Estado e de outras unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a exemplo da médica infectologista pediátrica da Fundação de Medicina Tropical (FMT-AM), Lúcia Alves; do diretor da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Rivaldo Venâncio da Cunha; do pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) José Bento Lima; e da diretora da Fiocruz Minas Gerais, Zélia Profeta.

O seminário é itinerante e está sendo realizado em diversas unidades da Fiocruz pelo Brasil, discutindo a temática com especialistas do ramo. A última edição aconteceu em Teresina, no mês de janeiro. 

 

Seminário Zika, Chikungunya e Dengue: desafios para o controle e a atenção à saúde

Dia: 9 de março
Horário: 9h às 17h
Local: Auditório da Escola de Saúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus

 

Programação 

08 às 9h30 | Credenciamento

 

09 às 9h30 | Abertura

 

9h30 às 10h00 | Zika, Chikungunya e Dengue: desafios para a saúde pública.

Expositor: José Agenor Alvares da Silva - Secretário Executivo do MS

 

10 às 10h30 | Ações de assistência e controle no estado do Amazonas

Expositor: Bernardino Cláudio de Albuquerque – Fundação de Vigilância Sanitária do Amazonas

 

10h30 às 11h00 | Epidemiologia e manejo clínico da infecção humana determinada pelos da Dengue, Chikungunya e Zika em adultos.  

Expositor: Rivaldo Venâncio da Cunha – Diretor do escritório técnico da Fiocruz Mato Grosso.

 

11 às 11h30 | Epidemiologia e manejo clínico da infecção humana determinada pelos vírus da dengue, chikungunya e zika em crianças.

Expositora: Lucia Alves da Rocha – Fundação de Medicina Tropical Heitor Vieira Dourado.

 

11h30 às 12h00 – Debate

Debatedores: José Agenor Alvares da Silva, Bernardino Albuquerque, Lucia Alves da Rocha, Sérgio Luz, Zélia Profeta 

 

12 às 14h30 | Intervalo para almoço 

 

14h30 às 15h00 | Monitoramento e controle da população e Aedes aegypti e Aedes albopictus em município do estado do Amazonas

Expositor: José Bento Pereira Lima – Instituto Renée Rachou – Fiocruz Minas

 

15h00 às 15h30 | Unidades dispersoras de larvicida para o controle de vetores

Expositor: Sergio Luz - Diretor do Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia

 

15h30 às 16h00 | Comitês populares para o controle do Aedes visando ao fortalecimento da mobilização social no enfrentamento do vetor

 

Fonte: Fiocruz Manaus

Apresentadora: Zélia Profeta - Diretora do Instituto Renée Rachou – Fiocruz Minas

16h00 às 17h00 | Debate

registrado em:
Assunto(s): Manaus , Fiocruz , Zika , Ckikungunha , Dengue
Fim do conteúdo da página